Lula se encontra com presidente francês François Hollande no Rio

O ex-presidente Lula se encontrou com François Hollande, presidente da França, nesta quarta-feira (20), no Rio de Janeiro. Este encontro foi uma das poucas atividades mantidas por Lula em sua agenda durante a conferência Rio+20. O ex-presidente foi obrigado a reduzir as suas atividades no decorrer desta semana por ordem médica.  A reunião começou às 11h, no Sofitel (Av. Atlântica, 4240, Copacabana).

A vitória recente de François Hollande marca a volta do Partido Socialista ao poder na França desde François Mitterrand, que governou o país por 14 anos, entre 1981 e 1995. O novo presidente francês foi empossado no dia 15 de maio e, nas eleições legislativas de 10 e 17 deste mês, seu partido conquistou a maioria absoluta dos deputados. As propostas de Hollande e do Partido Socialista Francês, de construir alternativas ao receituário da União Europeia para a superação da crise, foram, portanto, referendadas pelo eleitor francês.

A reunião com o presidente francês foi mantida porque, além a afinidade política entre o PT e o Partido Socialista Francês, Hollande e Lula compartilham o diagnóstico sobre a crise financeira internacional e têm opiniões semelhantes sobre os caminhos para superação das dificuldades econômicas e financeiras enfrentadas pelos países do mundo. O ex-presidente Lula, no seu governo, defendeu que a crise se origina e foi alimentada pelos abusos do mercado financeiro internacional desregulamentado, e essa também é uma visão do presidente francês.

Em outubro, em Madri, numa reunião entre Lula e Hollande, então candidato à Presidência da França, o centro do debate foi a crise que atinge com especial violência os países da União Europeia e a experiência brasileira de enfrentamento desse momento crítico da economia internacional com uma política de crescimento, geração de emprego e distribuição de renda.

Lula se encontra com presidente francês François Hollande no Rio | Instituto Lula.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s