Lula saúda Nelson Mandela no dia do aniversário de 94 anos do líder africano | Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou nesta quarta-feira (18) uma mensagem de cumprimentos ao mais importante líder africano vivo, Nelson Mandela. Ganhador do Prêmio Nobel da Paz, em 1993, Nelson Mandela foi presidente da África do Sul entre 1994 e 1999 e teve uma vida marcada pela luta pela liberdade e contra o regime segregacionista do apartheid, que vigorou oficialmente no país entre 1948 e 1994. “A sua vida e o seu exemplo de perseverança, sabedoria e generosidade são um modelo para todos, inclusive para mim”, diz Lula na mensagem enviada nesta quarta-feira.

 

Advogado formado pela Fort Hare, Nelson Mandela esteve ligado à luta contra o apartheid desde a sua juventude. Em 1944, participou da fundação da Liga da Juventude do Congresso Nacional Africano (ANCYL na sigla em inglês), entidade combativa ao regime segregacionista, que promovia atividades que foram desde a desobediência civil, com a “Campanha do Desafio”, à organização de greves de protesto. Ele foi preso diversas vezes, e em 1964 recebeu uma condenação de prisão perpétua. Ficou atrás das grades até 1990, para depois ser eleito o primeiro presidente negro da África do Sul. “Sua luta mudou a África do Sul, lançou sementes fecundas da democracia por todo o continente africano e inspirou o mundo”, diz Lula na mensagem de parabéns.

 

Nelson Mandela festejou seu aniversário junto com os familiares na vila de Qunu, onde passou sua infância. Sua condição de saúde hoje é frágil e ele vive recolhido em sua vila natal. Em fevereiro deste ano, Mandela ficou hospitalizado por vários dias e hoje suas aparições públicas são bastante raras. Ele abandonou a vida política em 2004.
Leia abaixo a mensagem na íntegra:

 

“Querido Presidente Mandela,

 

Receba meus afetuosos cumprimentos neste dia em que você completa 94 anos. A sua luta mudou a África do Sul, lançou sementes fecundas da democracia por todo o continente africano e inspirou o mundo. A sua vida e o seu exemplo de perseverança, sabedoria e generosidade são um modelo para todos, inclusive para mim. Por isso, e pela nossa amizade, não poderia deixar passar essa data tão especial.

 

Deixo aqui o meu desejo de que comemore muitos e muitos aniversários com saúde, e que possamos nos reencontrar em breve na África.
Um forte abraço,

 

Luiz Inácio Lula da Silva”

 

 Instituto Lula.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s