E se Lula voltar a tomar gosto pelo palanque?

O ex-presidente está sendo provocado pelos meios de comunicação e pelo antecessor FHC. Na última sexta, ele fez seu primeiro discurso, mas ainda está focado apenas nas disputas municipais. Se cutucarem a onça, ela acorda e ataca já em 2014 para provar que, no julgamento do povo, ele é mais forte

02 de Setembro de 2012 às 09:30

247 – Aviso aos navegantes: não convém cutucar a onça com vara curta. O felino em questão se chama Luiz Inácio Lula da Silva e retornou ao seu habitat natural na última sexta-feira, quando discursou na Praça da Estação, em Belo Horizonte, em favor de seu candidato, Patrus Ananias.

Lula falou bem mais do que esperavam. Estava em casa. A voz não era a mesma, mas nenhum político se sente tão à vontade num palanque como o ex-metalúrgico que liderou as greves do ABC, na década de 80. Decifrador da alma humana, Lula definiu Márcio Lacerda, o adversário de Patrus Ananias, como uma “pedra de gelo”, que “não sabe sorrir”.

Lula gostou da experiência. Por ora, seu foco é a eleição municipal de 2012, onde ele deve atuar em cidades como Belo Horizonte (por Patrus), Recife (por Humberto Costa e contra Eduardo Campos), São Paulo (por Fernando Haddad) e Manaus (contra Arthur Virgílio).

2014 ainda parece distante. Mas Lula vem sendo provocado pelos meios de comunicação, que querem rotular o julgamento da Ação Penal 470 como também um juízo moral sobre a era Lula. Neste domingo, o ex-presidente sofreu também um duro ataque do antecessor Fernando Henrique Cardoso. E a sucessora Dilma Rousseff mantém distância do caso – numa postura saudada pela imprensa hostil a Lula como mais republicana.

A onça pode acordar a qualquer momento. E não será surpresa se o PT, sindicatos e movimentos sociais começaram a preparar o “Volta, Lula” antes do que se imaginava.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s