Golpista ladrão no Paraguai. E a Veja?

Por Altamiro Borges

A revista Veja, a mesma que elegeu o ex-senador Demóstenes Torres como “paladino da ética”, terá agora que justificar seu entusiástico apoio a outro bandido na política. O golpista Federico Franco, que usurpou o poder no Paraguai, está sendo acusado por irregularidade na sua declaração de bens e por elevar em 700% a sua fortuna pessoal. Os senadores paraguaios, que atentaram contra a democracia e cassaram Fernando Lugo em julho passado, já discutem a abertura de processo de impeachment contra o presidente golpista.

Segundo investigações da Controladoria Geral, Franco escondeu um suspeito aumento do seu patrimônio em US$ 645 mil num curto espaço de tempo. Ela não declarou um imóvel em Santa Catarina e registrou outra propriedade, em San Lorenzo, município vizinho a Assunção, por um valor irreal. Acuado, o golpista afirmou que apenas cometeu “um erro”. Mas o Senado não engoliu  o desculpa e o clima político no país voltou a esquentar – o que evidencia um racha na direita golpista do Paraguai.

Para o senador Carlos Filizla, do Partido Pais Solidário, a situação do atual “presidente” é delicada. “Junto com as acusações anteriores de nepotismo contra ele, as novas denúncias merecem ser submetidas a um julgamento político”. Já para o senador Hugo Estigarribia, do Partido Colorado, a confissão de “erro” de Federico Franco “não o exime da responsabilidade penal pelo ocorrido e da acusação de declaração falsa”. O promotor anticorrupção Carlos Arregui também disse que a confissão “não é compatível com os fatos”.

As denúncias contra o presidente golpista dão novo alento às forças políticas que foram golpeadas em julho passado. Fernando Lugo tenta compor um novo bloco de centro-esquerda e não descarta sua candidatura para a eleição presidencial no primeiro semestre do próximo ano. Já Federico Franco se isola e pode ser retirado do poder usurpado mais cedo do que imaginava. Ele poderia pedir novamente uma ajudinha para a Veja e para o senador tucano Alvaro Dias, duas “instituições” brasileiras que adoram golpistas e corruptos!

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s