Único escritor da língua portuguesa a receber um Nobel de Literatura, o português José Saramago completaria 90 anos nesta sexta

José Saramago em frases e números

Autor de “Ensaio Sobre a Cegueira” e “Caim” completaria 90 anos nesta sexta-feira

Filho de agricultores, José de Sousa Saramago nasceu na vila de Azinhaga, interior de Portugal. Seu primeiro romance, “Terra do Pecado” (1947), foi publicado quando o autor tinha 25 anos. O segundo, “Manual de Pintura e Caligrafia” (1977), só surgiria três décadas mais tarde.

Desenvolvedor de um estilo de escrita peculiar, Saramago ficou conhecido por utilizar frases e períodos compridos, com as falas das personagens inseridas nos parágrafos que as antecedem e subvertendo as regras de pontuação – muitas de suas frases ocupam mais de uma página.

Ateu, Saramago trata em seus trabalhos dos temas mais diversos – a separação geográfica da Península Ibérica do continente europeu aparece em “A Jangada de Pedra” (1986), e o Cristo se revolta contra o destino de “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” (1991).

José Saramago morreu em 18 de Junho de 2010 , aos 87 anos, vítima de leucemia crónica. O autor estava em sua casa em Lanzarote, na Espanha, onde vivia com a mulher Pilar del Rio. Suas cinzas foram depositadas aos pés de uma oliveira, em Lisboa, um ano após a sua morte.

IG

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s