O Brasil estar de Luto

Oscar Niemeyer, principal nome da arquitetura no Brasil, morreu hoje, aos 104 anos, no Rio.

niemeyer85

Morreu hoje, aos 104 anos, o arquiteto Oscar Niemeye. Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares foi um dos principais nomes da arquitetura moderna mundial. O carioca nasceu em 15 de dezembro de 1907 – completaria 105 anos em 15 dezembro de 2012. Estudou na Escola Nacional de Belas Artes de onde saiu formado em arquitetura e engenharia em 1934. Um dos seus primeiros empregos foi no escritório de Lúcio Costa, urbanista também responsável pela construção de Brasília.

Entre suas mais importantes e conhecidas obras estão os prédios públicos que projetou durante a criação de Brasília. Foi pioneiro no uso do concreto armado, uma marca de suas construções. Além do Brasil, as obras de Niemeyer estão espalhadas pelos mundo: há projetos do arquiteto brasileiro na Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Índia e Argélia.

A política e a militância sempre estiveram presentes na vida do arquiteto. Em 1945 filiou-se ao Partido Comunista Brasileiro e durante a ditadura militar passou um período exilado na França. Foi casado duas vezes e só teve uma filha, Anna Maria, que morreu neste ano aos 82 anos.

“Não me sinto importante. Arquitetura é meu jeito de expressar meus ideais: ser simples, criar um mundo igualitário para todos, olhar as pessoas com otimismo. Eu não quero nada além da felicidade geral”, definiu certa vez o arquiteto.

Nos últimos anos o arquiteto foi internado diversas vezes com infecções, pneumonia desidratações e também para cirurgias que retiraram a vesícula e um tumor no cólon. Ele voltou a ser internado no dia 2 de novembro para realizar exames e houve uma piora no seu quadro renal, o que desencadeou na sua morte neste dia 5 de dezembro .

EBC

info_niemeyer

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s